domingo, 18 de janeiro de 2009

Onicofagia é doença!



Olá meninas!!!
Como voces estão??? Domingão de sol e muita disposição??!!
Não tenho artes para mostrar, pois estou empenhada em outros assuntos e ainda nao tive inspiração para artes...

Mas hoje quero contar para voces sobre Onicofagia. Sabe o que é?

Este é o nome clinico dado ao hábito de roer unhas (das maos ou pés) durante períodos de nervosismo, stress, fome ou tédio.

Segundo pesquisas, ocorre em:

28% a 33% das crianças de 7-10 anos de idade
44% dos adolescentes
19% a 29% de adultos jovens e
5% de adultos mais velhos
É mais comum em meninos

O problema é que não é só o problema estético que isso causa, mas também o desgastes do esmalte dos dentes, dificulta o uso das maos (tem casos crônicos que a pessoa fica com muita dor nos dedos) e por causa de microbios!!!

Há tratamento com medicamentos (geralmente anti-depressivos). Mas achei interessante que há tratamento mais natural, usando Vitamina B. Ela reduz a vontade de roer unha ao aumentar a atividade de serotonina no cérebro. A serotonina pode estar relacionada à desordens do sistema nervoso.

"Alguns pacientes acharam a terapia comportamental ser benéfica por si própria ou como um complemento à medicação. A primeira terapia consiste no Treinamento de Reversão de Hábito (TRH), um processo de quatro partes que busca "desacostumar" a pessoa do hábito e possivelmente substituí-lo por outro hábito mais construtivo. Além do TRH, a terapia de Controle de Estímulo é usada tanto para identificar quanto para eliminar os estímulos que freqüentemente geram a vontade de roer unhas.Uma combinação de medicação e terapia tem obtido melhores respostas para os sintomas."

Depois da teoria, vem a prática!
Eu roo as unhas das maos desde que me lembro ser gente! É um hábito que tenho consciencia de ser péssimo, porém é uma compulsão!

Vocês estão podendo acompanhar 1 das minhas promessas de ano novo (ver blog Nina Light). E agora estou mostrando a minha 2 promessa de ano novo: Parar de roer unhas!!!

E vou contar que eu já comecei a algumas semanas, não vou começar agora nao!!! hehehe
Meu método é na força de vontade mesmo....eu não vou mais roer unha! E ponto!

Mas para isso, eu preciso ir sagradamente toda semana na manicure! Se minha unha estiver feita e bonitinha, eu não roo....

Já estou na terceira semana!!! Sem roer!!! YUUUUUUUUUPIII

Estou me esforçando muito....pouca gente sabe o quanto essas duas coisas são dificeis e ainda mais quando encaradas ao mesmo tempo!!

Quando minhas unhas estiverem bem lindas e grandes, eu mostro pra voces!

Beijoka e oooooooooootimo domingo para todas!

Nina

8 comentários:

Eunice Martins♥ disse...

OLA AMIGA QUE BELA INFORMAÇÃO ESSA ADOREI,

Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.
Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras vemos apenas entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.

Há muitos tipos de amigos.

Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o
amigo mãe. Mostram o que é ter vida.
Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.

Passamos a conhecer toda a família de folhas,
a qual respeitamos e desejamos o bem.
Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar os nossos caminhos. Muitos desses denominamos
amigos do peito, do coração.
São sinceros, verdadeiros; sabem quando não
estamos bem, sabem o que nos faz feliz...

As vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Este dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios,
pulos aos nossos pés.

Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Estes costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.

Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem
novamente entre uma folha e outra.

O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdem algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é
que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.
Lembranças de momentos maravilhosos
enquanto cruzavam o nosso caminho.

Desejo a todos vocês, folhas da minha árvore,
Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre...
Simplesmente porque:
Cada pessoa que passa em nossa
vida é única. Sempre deixa um pouco de si
e leva um pouco de nós.

Há os que levaram muito,
mas não há os que não deixaram nada.
Esta é a maior responsabilidade de nossa vida

E é a prova quase evidente de que
duas almas não se encontram por acaso
DESEJO UMA SEMANA MARAVILHOSA NA PAZ DO SENHOR.
BEIJOS COM CARINHO.

Vivi Arteira® disse...

Oie!!!
Gostei tb da informação, o Vinícomeçou a roer unha qdo passamos por fortes problemas financeiros ano passado e até hj não consegui tirar este mal costume, confesso que fico super triste qdo vejo os dedinhos dele, ontem mesmo encontrei com uma amiga dizendo ue o filho tb está roendo a unha e agora partiu para o dedinho, é isso mesmo, esta tirando as pelinhas, vai ter que ir no psicólogo para ver o pq disso tudo.
Mas eu te dou a maior força, vc vai ver como é lindo ter unhas saudaveis e o melhor pintadinhas, rs, minha tia usada unha postiças tb e foi um bom resultado a ela.
Bjs...

Helissa. disse...

Oi Nina!
Eu tbm "tinha" esse hábito, desde que sei que tenho dentes na boca!
Não me lembro de nenhuma fase da minha vida que eu passasse um dia sem roer as unhas das mãos. Em Junho do ano passado, resolvi parar. Mas olha, não foi fácil, de lá pra cá eu gastei muito esmalte e acetona, dinheiro em manicure, pra evitar de colocá-las na boca novamente. Usei um esmalte que ajuda a fortalecer e endurecer um pouco a unha, já que elas crescem super fracas. Depois se quiseres o nome, te envio. Já houve recaídas,hehehe, mas na mesma semana parei novamente. Elas cresceram, e eu, como não sou mto acostumada a ter unhas um pouco mais compridas, vivo me arranhando!(mas confesso que me sinto poderosa quando pinto de vermelho)
Mas tu consegues, se eu que achava q nunca ia parar, consegui!!!
Beijinhos e boa sortee!!!!
Helissa!

NANDA disse...

Adorei a informação !
Esdo ver o seu desempenho, parabéns !
Ès uma vitoriosa já de assumir !
Uma semana iluminada !
Beijocas
Nanda

Unknown disse...

Oi Nina
Eu tive uma idéia a respeito do vasinho de violetas, a gente poderia fazer como se fosse uma troquinha, eu te mando o vasinho e você me manda algo que você faz, acho que seria bem legal, então o que você acha?

Depois pega meu e-mail lá no meu perfil

Menina! eu fiz o bolo de caneca, coloquei as fotos lá no blog, vai lá ver depois.

beijinhos amiga.

Anônimo disse...

Adorei as informacoes.damaris bjs

Anônimo disse...

É muito legal saber q tem gente ou medico postando esse tipo d doenca.obrigada adorei sou d sergipe e to agradecida tenho 16anos e roo unha vou tenta agora para.xau

Anônimo disse...

É muito legal saber q tem gente ou medico postando esse tipo d doenca.obrigada adorei sou d sergipe e to agradecida tenho 16anos e roo unha vou tenta agora para.xau