sexta-feira, 19 de setembro de 2008

APARECEU A MARGARIDAAAAA!!!!

Meninas!!! VOLTEIIIIIIIIIIIIIIIIIII

Olha...to com saudades de todas voces....mas vou pedir desculpas, mas nao poderei responder todos os emails pois são muitos.
Cheguei de volta em terras brasileiras na terça-feira e em casa só cheguei na quarta. Dormi o dia todo para descansar da viagem.
Ufa. Mas foi show. Vou contar um pouquinho.

Bem, na sexta-feira 05/09/08 embarquei de ônibus sentido Assunção. Preparada psicológicamente para 18 horas de viagem. Como fomos de noite, pelo menos dormimos uma boa parte do percurso. Entao chegamos lá no sábado a tardinha num frio de doer. Ficamos em Luque, uma cidade metropolitana de Assunção, em um sítio da tia do meu marido. Foi muito divertido, pois além de conhecer os familiares dele, ainda conheci muito sobre a cultura e tradições paraguaias.

O primeiro prato típico foi uma Sopa Paraguaia. Hummmm...vocês devem estar pensando "Humm uma sopa no frio vai bem né". Porém no Paraguay é o unico lugar no mundo onde a sopa é sólida. Isso mesmo....sóoooolida. Lembra visualmente uma torta salgada, mas não é. É feita de farinha de milho (uma variedade que não existe aqui no Brasil). Veja uma foto:


Depois fui tendo mais contato com o idioma que não é tão fácil assim. O espanhol tem muitas similaridades com o português, porém lá na capital eles usam muito o idioma Guarani. Ou seja, eu não entendia metade do que falavam. Até assisti uma missa lá no domingo, e até o padre mesmo misturava o espanhol com o guarani...derrepente eu entendia tudo e derrepente eu nao entendia mais nada. Uma comédia.
Mas para orgulho geral do meu marido, da familia dele de lá e de mim mesma, aprendi um bom vocabulário em guarani. Por exemplo: mba'eychapa reiko? (se lê mbaeixapá reicô) que quer dizer "como vc está?"

Como lá é um pequeno sítio, entao tive também contato com os bichinhos: vacas, cabras, carneiros e galinhas. Aí entao tive meu primeiro grande ensinamento: A GALINHA NÃO ANDA PRA TRÁS. Nossa...isso foi uma grande descoberta hein. Fiquei dando milho pras galinhas e pros pintinhos e observando descobri isso!! Todos riram de mim...kkkkkkkkkkkk

Acordávamos de manhãzinha e iamos pra Assunção, aonde conheci vários lugares como Panteon de los Heroes e Palácio Central...lugares muito bonitos. Lá tem poucos prédios, mas estes são lindos e modernos.
Comecei a reparar que lá não existe classe média. Ou se é muito pobre ou se é muito rico. E essas polaridades ficam bem evidentes.

Agora um pouquinho de história. Lá no Panteon fiquei conhecendo melhor a história do Paraguai. É no Panteon que fica os restos mortais dos grandes heróis paraguaios como Mariscal Lopez (o mais importante dos heróis). Resulmidamente, o Paraguai enfrentou o Brasil, o Uruguai e a Argentina financioados pela Inglaterra na Guerra da Tríplice Aliança (Clique aqui para saber mais).Naquela época o Paraguai era um país alto-suficiente e foi devastado após a guerra tendo sua população masculina reduzida a 5%.


Um tempo depois teve a Guerra do Chaco contra a Bolívia (Clique aqui para saber mais) . Por falta de homens para lutar, até as crianças foram enviadas para o combate em ambas as guerras. As crianças venceram a guerra contra a Bolívia!!

Bom, chega de história e vamos falar de ARTESANATO LOCAL...
Após algumas andanças por lojas, shoppings e etc, fiquei sabendo que existia uma arte regional chamado Ñanduti. É um trançado de fios coloridos que dão um efeito muito particupar e especial. Olhando não dá pra saber aonde começa, aonde termina ou como se faz. Fiquei encantada


Fazem toalhas de mesa, alguns trabalhos como quadros e até vestidos em Ñanduti. Muito lindo mesmo. Comprei um centro de mesa para minha mãe, mas deu um trabalho só para transportar, pois como é engomado com uma goma bem grossa, não pode ser dobrado, para não quebrar.
Também encontrei coisas no mínimo curiosas, como bolsas feito de casco de tatu (ecologicamente incorreto mas interessante...rsrs) e artes feitas no couro.

Ufa...acho que já contei muita coisa né. Já cansou de ler??
Depois disso tudo, mais algumas experiencias em lojas, mercados e shoppings, e conhecer o povo, o Zoológico, um trem Maria Fumaça Paraguaia, o Museo de História Natural, a Câmara dos Deputados, o Palácio Central e etc.... voltei embora.

Lógico que a viagem ainda nao tinha terminado. Segunda (15/09) cheguei em Ciudad del Este para as comprinhas básicas e dentre outras coisas compras aquelas máquinas de costura portátil....hehehe assim que eu testar, e comprar pilhas..rsrsrs...conto como é.

Bão....cheguei no Brasil na Terça-Feira (16/09) na hora do almoço. Então fomos almoçar para dar tempo de visitar uma das grandes belezas brasileiras: As Cataratas do Iguaçu !!! Inclusive gente, vamos votar?? As cataratas estão concorrendo a uma da 7 Maravilhas da Natureza. Clique aqui para votar.

Cheguei em casa na Quarta-feira louca de saudades de todas voces e querendo logo saber das novidades.

Será que alguém vai ler todo esse diário de bordo?? kkk

Besitos!!

13 comentários:

Unknown disse...

Eu Li tudinhooooooo e amei cada detalhe da viagem gemula!!! saudades demais de vc viu!!!mais queria ver foto sua la!!! tipo de turista que pede pra quem ta passando, ''bate uma foto da gente ''hauhuahaua ! beijokas!!!!

Najinha disse...

Li tudo e adorei, não te conhecia, sou do feltroecia.
Sobre o Ñanduti, já fiz bastante na minha adolescência, mas usav fios de uma cor só, adorei o trabalho!
Bjos
Nadja

Nandilene disse...

Eu li tá, Raphael tá meio chorão aqui do lado, mas entre uma balançada no carrinho e uma olhadela no pc eu li...
Seja bem vinda, vc faz muita falta!
Estava lendo e pensando, arteira que é arteira quando vai pra algum lugar diferente logo procura artesanato local ou alguma lojinha de artesanato, rsrs.
Um final de semana abençoado!
Nandilene

susana disse...

Ufa! li tudinho amiga, quanta novidade e a história interessante conhecer novas culturas e o artesanato achei lindo deve ser dificil de fazer rsrsrs..
quanta coisa linda vc viu por lá mas está faltando as fotinhas da minha amiga turista hihihi! .
aff! pensei que não quizesse mais vir paras o brasil amiga estava com saudades, sua danadinha .
espeeeeeeeeeera só a surpresa que vai chegar ai para vc .
beijos.... e uma ótimo final de semana.

Arteira disse...

deve ser uma delicia viajar assim e melhor ainda sao as historias que tems depois para contar entao a galinha de lá nao anda para tras???rsrsrsrs bjocas tenha um maravilhoso domingo

Nile e Richard disse...

Olá amiga.Maravilhoso o seu passeio.Chegou exausta mas valeu a pena,contou muitas coisas lindas.A galinha não anda para traz?? a guerra a espetacular vitória das crianças.Bom amei saber de tudo e os trabalhos artesanais deles são divinos.Boa tarde de domingo para voce.bjtos Nile.

Anônimo disse...

eu li viu??saudades...passa no meu blog...
bjos

Ana Carolina disse...

OI Nina! Que bacana a sua viagem heim? A cultura de nossos vizinhos latinos é demais né? Eu adoro viajar e conhecer as coisas típicas.
Um beijão
Carol

susana disse...

Oi migaaaaaaaaaaaa , passei para te desejar uma semana abençoada.
beijinhosssssss

milena disse...

Oi Paola,
Você foi a Primeira a comentar no post do Pay it forward, então ganhou o mimo! Vc tem que colocar no seu blog o post para dar continuidade a brincadeira. Vou enviar o seu mimo junto com a troquinha colorida.
É, pelo jeito vc aproveitou direitinho as férias...Bom retorno pra vc!!!
Bjos
Milena

Anônimo disse...

oi nina
não estou mais em ctba...fui no final de semana...aqui vai tudo indo...
bjoss

Gezinha® disse...

Muito legal isso.
Obrigada por compartilhar com a gente.
Beijinhos

Simo's Arte disse...

Que delicia de passeio!!!!!!!!!!!
Bjs e lindo dia